Um DVD Faltando
- Tem um DVD faltando na coleção dele. - Ela disse, com rancor e ressentimento na voz.
- Tá... - O melhor amigo disse comendo uma das bolinhas de peixe, enquanto o sol castigava a pele dos banhistas e dos garçons da barraca. - E o que é que tem? Ele perdeu?
- Não, cara. Você não tá... - Ela suspirou olhando pro mar não tão distante. - Você não conhece ele e o amor que ele tem por aquela coleção.São poucos DVDs, sabe, mas são organizados por ordem de raridade, e edição, e uma ruma de outras coisas.
- Entendi... E daí que tem um faltando? Qual o problema? Ele emprestou, ué... - Mais uma bolinha banhada ao molho enquanto a amiga aflita parecia caçar pensamentos com os olhos verdes mirados nas ondas.
- Esse é o problema! Em nove anos, ele nunca deu, nem doou, nem emprestou DVD nenhum pra ninguém... E ai? O que é que isso significa? Óbvio, né?! - Tomada pela ira, ela finalmente pegou uma bolinha, que distraidamente acabou comendo sem o complemento do molho.
- Mulher, tu nem botou no molho. A bolinha!
- Porra, tu tá prestando atenção?! Poxa, cara, te chamei aqui pra desabafar, sabe, na real... Custa ouvir?
- Olha, desculpa. Mas o assunto é esse? Um DVD que sumiu? - Ele então ajeitou a cadeira, e ficou de frente pra ela, deixando de lado a porção de bolinhas de peixe. - Criatura, isso pode ter mil explicações diferentes.
- Inclusive a minha, né?!
- Tu tá achando o quê? - Ele se permitiu exaltar, e até desencostou as costas da cadeira, sentando-se mais ereto. - Que ele pegou o DVD lá, escreveu uma cartinha de amor dentro, e deu de presente pra alguma outra, é? Mulher, acorda... Em que mundo tu vive?
- Ah, sei lá... Eu nunca vi aquela coleção incompleta. Nunca. É muito estranho. - Ela falou se retraindo, cruzando os braços. - E ele nem tentou disfarçar, viu? Deixou lá o buraco na coleção, entre um filme e outro. Se duvidar, ainda foi pra eu ver, perceber e reparar. É afrontoso, ele.
- Tu não vai mais comer não? As bolinhas?
- Pode comer, essas porras. Tô sem fome. - Ela então o encarou... Quase como se tivesse mudado de presa. - Tu não tá nem aí, né? Pouco se fod--
- Calma. Calma. - Ele a interrompeu antes de abocanhar as últimas bolinhas. E então prosseguiu... - Eu entendi... O homem é um cinéfilo, que preza pela coleção antiga, e filmes raros. Né? Aí sumiu um filme, e a senhora tá achando, aliás, tem certeza, que ele deu pra outra. Certo. Até ai eu até que consegui entender... Mas me diz uma coisa, só pra eu entender melhor tua linha de raciocício, que não é lá muito reta.
- Diga... Fale... Prossiga...
- Se ele deu o DVD pra alguém, por que diabos ele deixou o buraco lá na coleção? Não faz sentido. Faz?
Ela então virou um pouco a cabeça, como quem pensasse numa resposta que ainda não lhe era evidente. Por que, de fato, deixar um rastro tão óbvio? Uma ausência tão gritante? E então, ela sorriu... Afundou a cabeça nas mãos, e riu, como quem risse perante a realização de um desastre.
- É pior do que eu pensava... - Ela disse, ainda cabisbaixa.
- Como assim...? Por que, criatura?
- Por que faz todo sentido. Ele deixou o espaço lá, pra poder sempre que olhar, ele lembrar de quem tá com o DVD.
Comments
Post a Comment