A Formiga Dagoberto
- Vem cá, - a formiga Dagoberto disse. - Tu num tinha dito que nem queria ir nessa balça? - Arca, Dagoberto. - Respondeu Teolinda, a formiga. - O cara lá fez uma arca. É uma arca. E sim, eu não queria ir. Mas agora, vendo que o céu tá realmente ficando nublado, acho que não faz sentido alguém me perguntar um dia "você foi pra arca?" e eu disser que não. - Entendi... - Dagoberto disse enquanto passavam, há poucos metros de uma enorme rampa de madeira, por de baixo de uma linda violeta cujas pétalas as protegiam do sol, quase como que lhes cobrindo numa fenda. - O que foi? - Ela perguntou gentil e cuidadosamente. - Nada. - Ele lhe disse indiferente. - Tem certeza? - Só achei estranho. Só isso. Não é nada demais. - Disse Dagoberto. - Fala... - Não é nada. Mas é estranho você resolver que quer ir na barca no mesmo dia que o Waldir resolveu ir também. - Ele disse, enfim. - Arca ... Olha, não tem como eu inventar que isso não me motivou. - Ela disse tentando mesclar o rosto ...