Certeza e Merecimento

 - Você merece alguém que tenha a mais absoluta certeza que te quer... Alguém que você possa compartilhar essa certeza de volta. É o que você merece. - Ela disse cogitando a partida que lhe magoava o coração sincero... Sincero demais até pra esconder tão pouco.

- Sim... Pois sim... - Ele questionou. - E essa auto sabotagem? 

- Que? - Ela indagou?

- É o que eu mereço? - Ele respondeu frangindo as sobrancelhas sem perceber. - Merecer de repente tem algum significado a mais no mundo e ninguém me disse? Esqueceram de me contar, foi? Não é sobre isso, e nunca foi... Não é que a questão de avaliar o que o outro merece seja insignificante, mas que isso sempre fica abaixo daquilo que você quer. O que alguém merece passa a ter valor real apenas quando coincide com as nossas vontades, e se você parar, pensar e lembrar... Vai ver que é exatamente assim que são guiadas as nossas ações desde o começo. Se déssemos aos outros o que merecem de fato, não haveria as frustrações que me seguem com batidas à porta na madrugada, ou tentativas insistentemente intermináveis de um apaixonado inconsolado... Não... O que eu mereço não tem a menor relevância nesse mundo.

- Você vinha treinando essa fala toda, ou foi espontâneo? - Ela o questionou enquanto bebia um gole do café que acabara de ser servido à mesa.

- Ué, e por que não podem ser as duas coisas? Treinei um pouco, improvisei onde deu. - Ele disse antes de abocanhar parte do misto quente.

- E a certeza... qual a prosa que improvisadamente praticada que se sucede à ela?

- Mais papo furado. - Ele disse, ainda de boca cheia... Optando por ignorar o abismo que imaginava que viria a se abrir entre eles. - Só não perde pro merecimento porque existe algum fundamento ainda atrelado à ideia da certeza. Porém...

- Porém...?

- Porém, olha o tamanho da pressão que essa certeza demanda. - Ele disse chacoalhando a cabeça levemente. - Não só sobre mim, mas sobre ti principalmente, a dona da frase. Quer dizer então que você só é digna desse romance se tiver a mais absoluta e irrevogável certeza que eu sou o tudo aquilo que você quer? Ué, e se eu não for? E se eu tiver essa certeza sobre você, mas você não tiver sobre mim? E se eu estiver errado? Ou pior ainda... E se eu tiver certo? Você parte... E eu fico aqui com a minha certeza, e faço o que com ela? Onde é a casa de câmbio que troca essa certeza toda por algo útil? Entende onde eu quero chegar? 

- Acho que sim... - Ela disse.

- Vale ressaltar só mais um ponto... 

- Ai, Jesus. Qual?

- Essa certeza e esse merecimento... Será se, juntos, a gente não encontra mais facilmente?

Comments

Popular posts from this blog

Torniquete

Lounge

Olhos de Penélope